Quero fazer algumas recomendações à garotada do Movimento Passe Livre. Hoje à tarde, quando vocês voltarem a se reunir para protestar, tenham em mente que o uso inteligente do smartphone e dos slogans pacifistas produz mais estragos do que as pedradas e os coquetéis Molotov, as bombas lacrimogêneas, o cassetete e as patas de cavalo.
Se houver agressão policial, lembrem-se de que é mais prudente se proteger, registrar as cenas e postar na internet. Nada de devolver a agressão nem de provocar danos. Isso mancha o movimento e afasta de vocês o apoio da opinião pública.
A violência e a estupidez são as táticas dos que os reprimem, dos que não toleram a democracia e querem estigmatizá-los. Deixem claro que os baderneiros são so que estão a serviço da repressão antidemocrática.
Levem vinagre, lenços, antiácidos para se proteger das bombas. Mas não escondam o rosto. Esconder o rosto é coisa de bandido. E vocês são os nosso heróis do dia.
Se houver alguém entre vocês incitando ou praticando atos de vandalismo, chamem a polícia e isolem o arruaceiro. É papel dela proteger o patrimônio público e impedir depredações. Não se deixem confundir com os que querem apenas fazer confusão e provocações.
Vocês estarão nas ruas nos representando na nossa indignação. Compartilhamos dela e prezamos a coragem de vocês.
Boa sorte!